sábado, 15 de outubro de 2011

Viver Vida Santa (I Pedro 1:15,16: “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”".)

SANTO – ser separado, voltado para Deus. Ser santo envolve todos os setores da vida humana é muito mais do que não fazer é fazer o que agrada ao Deus Santo.

Regras de viver santo:

Os fariseus davam importância a letra da lei. Em João 8, eles estavam cumprindo só uma parte da lei, pois queriam apedrejar a mulher adúltera, enquanto a lei era para os dois adúlteros. E quanto ao homem que adulterou? A lei mandava apedrejar os dois.

Em Coríntios diz que somos ministros de um novo mandamento porque a letra mata, mas o espírito vivifica.

- Sem a ação do Espírito Santo de Deus em nossa vida ninguém pode se tornar santo. Os nossos esforços padronizados não nos fazem santos, pois ser santo implica matar o seu ego, é a negação do ego.

Santidade não tem nada a ver com satisfação pessoal.

Ser santo:

- ter atitudes opostas ao pecado (Ga 5:19-21: “Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. …”)

Tem gente que pensa que é não cometer a lista de pecado de Ga 5:19-21, mas ser santo é muito mais é o que você faz em oposição a isto (pecado), é amar, ter vida de paz, ser manso etc. (Ga 5:22-23: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.”)

(Ef. 4:22-24 : “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.“) O que você deixa de fazer é o que você deve fazer. É o que faz em oposição ao pecado.

Ef. 4:25 – antítese – deixa a mentira, mas fale a verdade

Ef. 4:26 – antítese – deixar de furtar, mas trabalhe

Ef. 4:29 – antítese – não saia palavra torpe, mas sai a que for boa para edificação

Ef. 4:31,32 – antítese – deixar aquelas (práticas antigas, inúteis, ruins), praticar as boas

Viver vida santa:

Praticar o que a Bíblia diz para você fazer.

Ser santo não é opção, ser santo é um grande mandament, ponto axial, toda vida cristã gira em torno de santidade. Ser santo sempre enquanto viver.

Você tem que ser santo como aquele que vos chamou.

O que é ser santo:

1 - Manifestar o caráter de Deus na nossa vida e obedecer a Sua vontade “Sede santos como sou Santo”, “sede perfeitos”. Obedecer a vontade de Deus. Deixar de pecar não significa que você é santo, mas você obedecer a Deus é atitude de oposição ao pecado e aí você está no cainho de santificação.

2 – É amar a Deus.

3 – É viver a vida divina em sua própria vida e negar a sua vontade “agora Cristo vive em mim”.

4 – Viver longe da imundícia do pecado. Viver longe do pecado, da prostituição, da mentira, viver longe do pecado é uma prova de que você é santo.

5 – Fazer a diferença fora da igreja. (Rm 12:2 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimetar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Fi 2:15 “para que venham a tornar-se puros irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocÊs brilha com estrelas no universo,”)

Como ser santo:

1 – Aceitar a Cristo como Senhor da sua vida, para o derramento do Espírito Santo sobre você para tirar o lixo do pecado. Tito 2.5 “a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas as seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.”

2 – Pela oração e pela Palavra toda criatura é santificada. 1 Ti 4:5 “pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração.”

Clamar a Deus, dobrar os joelhos. Jo 17:17“…a Tua Palavra é a verdade” – Tem que ter intimidade com Deus, aprender a ler a Palavra.

2 Co 11:3 “O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo.”

3 – Ouvir a Palavra

Os crentes estão endurecidos – O que acontecerá a esta geração?

Qual o resultado prático de ser santo?

1 – Êxodo 29:43-45 “ali me encontrarei com os israelitas, e o lugar será consagrado pela minha glória. Assim consagrarei a Tenda o Encontro e o altar, e consagrarei também Arão e seus filhos para me servirem como sacerdotes.”

Deus vai armar a Sua tenda ao seu lado – alegria, segurança, direção certa.

2 – Josué 3:5 ”Josué ordenou ao povo:”Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês”.”

Deus vai operar maravilhas na sua vida!

3- He 12:14 “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.”

Se você leva uma vida santa você vai ser arrebatado e verá Jesus como Ele é, cheio de glória! Amém!









"Estudo Feito Pelo Pr. Silas Malafaia Que Nós aprendemos  Mas um pouco da palavra do Senhor , Com esse Servo de Deus .Como Ser Santo Como Ser separado Do mundo Como viver em Sabedoria , e Obedecer o Seu Ministério ! "




Ass. Marcos Queiroz !

Nenhum comentário:

Postar um comentário